Salários

Filas no primeiro dia de solicitação do 13º dos municipários

Embora maioria dos servidores da Prefeitura de Pelotas tenha feito a operação virtual, procura intensa pela manhã às agências do Banrisul gerou transtornos

Foto: Volmer Perez - DP - Agências tiveram forte movimentação durante o dia

Por Lucas Kurz

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O primeiro dia de encaminhamentos da solicitação para servidores da Prefeitura de Pelotas receberem o 13º salário via empréstimo no Banrisul foi de filas nas agências. Principalmente pela manhã, o movimento foi intenso. Embora os dados do banco apontem que mais de 87% das operações foram feitas pelo aplicativo da instituição financeira, a busca presencial gerou transtornos e críticas dos municipários. A medida é tomada para conseguir pagar os servidores até o dia 20 de dezembro, devido à escassez de recursos. Quem não optar, receberá o pagamento parcelado em dez parcelas, com correção, a partir de fevereiro.

Apenas nas primeiras horas, 47,8% dos 8.445 servidores que têm o direito a receber os valores já haviam procurado o banco, segundo dados da Prefeitura, que apontava 4.044 solicitações até às 17h desta segunda-feira (12). Embora uma pequena fração tenha ido presencialmente – 439 (12,78%) dos 3.435 que fizeram a solicitação até o início da tarde, segundo dados internos do banco, que apontavam 2.996 pedidos por meio de aplicativo (87,22%) – muitas pessoas tinham dúvidas e restrições ao uso do formato virtual. Em conversa com a reportagem enquanto aguardavam, diversos servidores, que não serão identificados por preservação, teceram críticas. “Duas horas no sol é um desrespeito”, disse uma pessoa. Outra reclamou da necessidade de precisar fazer a operação para receber. “É uma palhaçada! A gente tem que correr atrás do que é direito do servidor”, reclamou. Outros criticavam o aplicativo do banco, que apresentava erros, causando a necessidade de se deslocar à agência (confira abaixo a explicação e como resolver cada erro).

Agências tiveram forte movimentação durante o dia Foto: Volmer Perez - DP

O que diz a Prefeitura?
A titular da secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Tavane Krause respondeu os questionamentos do DP via assessoria de comunicação. “Os motivos das filas decorrem da necessidade do servidor que conta com portabilidade ir na agência de origem da sua conta para solicitar o empréstimo, nesses casos é aberta uma conta sem tarifa e com acesso via aplicativo para fazer a operação. Outro motivo é o servidor que possui alguma pendência financeira com a instituição bancária que o impede de firmar o empréstimo, nessa situação é preciso ter um comprovante do banco e trazê-lo na Sarh, para que possamos providenciar o pagamento até o dia 20 pela Prefeitura. Essas operações exigem confirmação de dados e análise de documentação. Logo, é um processo que requer tempo de atendimento nas agências.”

Segundo Tavane, a intensa procura era esperada. Ela diz que a antecipação da operação pelo aplicativo do Banrisul, que iria começar nesta segunda, já iniciou na sexta, permitindo que a contratação do empréstimo fosse feita durante o final de semana. Ela reforça também que, durante toda essa semana, o banco fará atendimento diferenciado, com o horário das 9h às 10h sendo exclusivo aos municipários. A Sarh ampliou o atendimento presencial até 16h, além do telefone e o WhatsApp (53) 99174-9840. A secretária também aponta a dificuldade em prever quantos servidores irão solicitar o empréstimo. Em 2019, quando houve essa sistemática, em torno de 18,5% optaram por receber de forma parcelada e 2% tinham pendências financeiras, precisando ir às suas agências. 


O que diz o banco?

O gerente comercial do Banrisul em Pelotas, Eduardo Facin, informou ao DP que as agências se prepararam para a demanda, fazendo inclusive três reuniões durante a semana e que, embora 87% das operações tenham sido feitas por canais digitais, os atendimentos presenciais também se dão por “decisão cultural” envolvendo o temor de usar o aplicativo. Segundo ele, os funcionários do banco também ajudaram com isso, instalando e ensinando a fazer a operação pelo celular. Já o gerente da Agência Pelotas, Cezar Berwig, disse que todos os trabalhadores estavam presentes, mas que era natural haver bastante procura no primeiro dia. Ele explicou que os erros nos aplicativos podem ter diversos significados, desde problemas no cadastro a outras pendências, e é importante compreendê-los para procurar a melhor ajuda. Confira abaixo:

> Erro 036 - Procurar a agência do Banrisul.

> Erro 082 - É possível resolver pelo telefone. Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura pede que o servidor envie mensagem à Sarh, pelo WhatsApp (53) 99174-9840.

Manhã de calor contou com filas nas agênciasFoto: Divulgação - DP


Aposentados e pensionistas

A Prefeitura, em seu site, reforça que “aposentados e pensionistas do Município receberão a gratificação natalina, normalmente com o depósito em suas contas até o dia 20 deste mês, sem a necessidade de fazer empréstimo bancário.” O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) tem 2.746 pessoas ativas atualmente. Segundo a nota, o depósito para esta categoria será feito com recursos próprios do Prevpel complementados por um aporte financeiro da Prefeitura.


Passo a passo

Confira a explicação publicada pelo Município de como utilizar o app:

> Após baixar o aplicativo do Banrisul no seu aparelho, entre em "acessar" e, na sequência, no item "empréstimos", conforme as figuras abaixo:

> Em seguida, clique em “demais empréstimos” e na opção “Servidor Municipal RS com Folha de Pagamento” e depois escolha “Prefeitura de Pelotas.


Entenda

A Prefeitura de Pelotas irá pagar os servidores, neste ano, via empréstimo bancário no Banrisul, devido à escassez de recursos causada pela redução da arrecadação, principalmente via Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As mudanças na legislação federal, em vigor desde junho, geraram um impacto estimado de em torno de R$ 60 milhões nas contas da cidade. Os funcionários que quiserem receber os valores em dezembro devem fazer a adesão junto à instituição financeira. Os encargos da operação serão pagos pelo Município. Os trabalhadores que optarem por não receber o benefício neste formato, terão depositados os valores a partir de fevereiro, em dez parcelas, devidamente corrigidas.


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